Fundadores da empresa Nifty Gateway mostram que artistas de música são perfeitos para arte digital
Duncan e Griffin Cock Foster, irmãos gêmeos e empreendedores, ajudaram a liderar uma tendência meteórica no espaço de ativos digitais com sua empresa Nifty Gateway, um mercado para arte digital e itens colecionáveis chamados NFTs, ou tokens não fungíveis, que são ativos colecionáveis autenticados e protegidos por tecnologia blockchain.
Alguns anos atrás, a ideia de colecionadores comprando peças de arte cunhadas digitalmente no valor de milhares e às vezes até milhões de dólares teria parecido ridícula. No entanto, como o conforto e o interesse do público pela tecnologia de blockchain só aumentaram, os influenciadores culturais – especialmente os músicos – começaram a se aglomerar para abraçar a tendência em massa.
Em 28 de fevereiro, Nifty Gateway sediou um de seus maiores leilões até o momento, com o lançamento da coleção de arte mitológica War Nymph de Grimes. Imediatamente antes do lançamento de alto nível, Duncan e Griffin compartilharam que ficaram um tanto surpresos com a rapidez com que músicos influentes se interessaram pelos NFTs, mas sentem que Grimes é um estudo de caso perfeito para o que eles podem oferecer a alguém com talentos em arte e música. Em uma entrevista ao EDM.com, Duncan disse: “Eu acho que Grimes é bem conhecida como música, mas ela também tem uma carreira de artes visuais muito impressionante. Eu acho que os NFTs são um meio realmente incrível para ela porque essa é a sua formação. Ele realmente reúne o áudio e o visual de uma maneira que outras mídias artísticas não fazem.”
É nesse ponto que reside a utilidade chave dos NFTs. “Pela primeira vez, você pode tornar a música parte de um objetivo de arte. É muito difícil inserir música nativamente em uma pintura ou escultura, mas com um NFT a música pode realmente ser uma parte significativa da experiência para o consumidor.”
Grimes é apenas mais uma artista do mundo da música eletrônica participando do espaço. Os artistas da dance music entraram cedo na cena com 3LAU, Gramatik, o renomado artista visual Beeple e muitos outros participando nos últimos meses. Na opinião de Griffin, isso não é mera coincidência.
“Na minha opinião, os artistas de EDM são perfeitos para NFTs. Eles são muito experientes em tecnologia e os dados demográficos são muito semelhantes ao tipo de pessoa que está comprando NFTs”, disse ele. “Eles estão bem posicionados para entender a tecnologia porque suas carreiras já se baseiam na tecnologia. Não é nenhuma surpresa que eles a tenham feito como peixes na água.”
Após o recente lançamento de Grimes, Tyler Winklevoss, CEO da Gemini, empresa controladora da Nifty Gateway, anunciou que a cantora havia arrecadado mais de $ 5,8 milhões em vendas em menos de 20 minutos.
Embora a indústria de NFT tenha visto uma rápida explosão de interesse, os fundadores relembraram suas origens humildes apenas alguns anos antes. “Começamos o Nifty Gateway há dois anos e lançamos a plataforma atual há pouco menos de um ano”, disse Griffin. “Quando o lançamos, estávamos enviando e-mails frios junto com nosso representante de desenvolvimento de negócios Tommy, para centenas de pessoas, provavelmente milhares, e recebendo respostas de menos de 1% delas apenas argumentando sobre fazer NFTs. Eram pessoas menos expressivas no mercado do que quem está trabalhando nos NFTs hoje. Eram artistas do Instagram que talvez tivessem seguidores de 50K ou 20K… Agora estamos recebendo o interesse de todos os maiores DJs do mundo. ”
No primeiro mês de negócios da Nifty Gateway, eles fecharam US $ 30 mil em vendas. Este mês, eles devem faturar US $ 6,6 milhões, menos de um ano depois. De lá para cá, os irmãos gêmeos viram vários momentos como transformadores na breve história de sua plataforma florescente, incluindo o lançamento importante de Grimes. “A primeira foi quando lançamos o Trevor Jones Picasso’s Bull no ano passado. Tínhamos algum sucesso antes, mas foi a primeira vez que vimos NFTs se esgotarem muito rapidamente e houve uma grande guerra de lances.” A libertação de Jones acabou saindo por US $ 55 mil, disse Duncan. “Eu sinto que o lançamento de Grimes fará história porque parece que as pessoas estão realmente animadas e a arte é muito forte.”
Embora os NFTs ainda estejam em seus primeiros dias, Duncan e Griffin vislumbram um incentivo incrível para que os artistas se juntem ao movimento. Eles apontam um tweet de Gramatik, cujo leilão recente no Nifty Gateway foi capaz de substituir um ano inteiro de receita perdida com viagens devido à pandemia em andamento. Enquanto isso, no início desta semana, um NFT criado por Beeple foi revendido no mercado secundário por espantosos US $ 6,6 milhões, um dado que sugere fortemente que a peça será um item de colecionador capaz de manter um valor alto por muito tempo no futuro.
Apesar dos números certamente falarem por si mesmos, é claro que existem céticos quanto a qualquer nova tecnologia. Alguns vêm os NFTs como uma moda passageira que carece de utilidade para comandar a resistência a longo prazo, semelhante à campanha publicitária do Beanie Baby dos anos 1990. “Todo mundo disse que isso é apenas Beanie Babies 2.0, isso é apenas uma moda passageira”, lembrou Duncan. “Certamente, como acontece com muitas tecnologias, as pessoas podem ficar superexcitadas e superestimar as possibilidades a curto prazo, mas subestimam as possibilidades a longo prazo.”
Outros céticos não veem como a arte digital pode possivelmente comandar avaliações que, em alguns casos, ultrapassam as da arte do mundo real. “Por padrão, os NFTs têm origem perfeita”, explica Griffin. “Se eu fizer uma obra de arte e tentar vendê-la, o padrão é que ninguém pode realmente provar que foi feita por mim. Justin Roiland, o criador de Rick e Morty, vendeu um desenho no eBay por US $ 20.000 porque o comprador sabia que estava vindo diretamente de Justin Roiland. Mas quando essa pessoa tenta revendê-lo, ela tem que passar por uma galeria ou casa de leilões para verificar se é autêntico, ao passo que a autenticidade dos NFTs é o padrão. ”
Mais tarde, Roiland passou a tokenizar uma versão do mesmo desenho que ele vendeu anteriormente no eBay. A versão digitalizada atraiu interesse ultrapassando suas barreiras físicas e sendo vendida no Nifty Gateway por US $ 290 mil.
Em última análise, Duncan e Griffin citam um número crescente de colecionadores, artistas e uma escala significativa de transações nos últimos dois anos como evidência de que este é apenas o início de uma tendência e mudança tecnológica. Eles acreditam que os NFTs estão aqui para ficar a longo prazo.
“Semelhante a como o Bitcoin decolou porque é uma melhoria clara em relação ao sistema financeiro atual, pensamos que é uma melhoria muito clara nas maneiras como os músicos têm de monetizar, ganhar dinheiro e se conectar com o público”, afirma Griffin. “Nós realmente pensamos que era apenas uma questão de tempo.”
De fato, a pandemia do COVID-19 está sendo palco para muitas transformações e mudanças de mentalidade para diversos setores. Sendo o setor de eventos um dos grandes prejudicados nessa fase, torcemos para que essa reinvenção traga alívio e sucesso para os artistas e todos os trabalhadores envolvidos.
Sobre o autor
Cissa Gayoso
Sendo fruto do encontro de uma violinista com um violonista, a música me guia desde sempre e nela encontrei a família que escolhi para chamar de minha. A partir de 2021, transformei minha paixão em profissão e, desde então, vivo imersa nas oportunidades e vivências que este universo surpreendente da arte me entrega a cada momento! De social media à editora-chefe da Play BPM, as várias facetas do meu ser estão em constante mudança, mas com algumas essências imutáveis: a minha alma que ama sorrir, a paixão por música, pela arte da comunicação, e as conexões da vida que fazem tudo valer a pena! 🚀🌈🍍