O Rio Music Conference 2017 foi realmente um evento sensacional. Cada vez mais se mostra relevante termos um espaço para discutir o mercado da crescente música eletrônica no Brasil e poder unir em um só espaço, durante 3 dias, grandes nomes da cena, desde produtores, investidores, experts e um público com sede de informação. Ao todo, o Rio Music Conference reuniu cerca de 2 mil pessoas em seus três dias de atividades no Museu de Arte do Rio. Na próxima semana, entre os dias 24 e 28 de fevereiro, acontece o Rio Music Carnival, para encerrar com festa a nona edição do RMC.
A equipe do Play EDM foi conferir tudo pra vocês e mostra agora os depoimentos de Victor Flosi (Diretor de Marketing e Relações Públicas/Apresentador) e de João Pedro Barreto (redator/colaborador). Confere aí!
Esses 3 dias no Rio de Janeiro foram incríveis. Primeiramente, a escolha do lugar. No coração da cidade maravilhosa, o Museu de Arte do Rio (MAR) foi o local perfeito para esse encontro. Uma vista maravilhosa na varanda do sexto andar, com DJs tocando ao fim da tarde, num por-do-sol digno de “errejota”. Mais do que um simples museu com salas, o MAR foi a casa da música eletrônica nacional durante esses 3 dias.
Chegamos lá na quarta-feira cheios de animação para participar ativamente do evento. Logo de início encontrando muitas pessoas, DJs, produtores, staff de agências e festivais… Nada diferente do que se esperava. Mas todos com uma “vibe” boa, prontos pra expandir seus conhecimentos e networking pra fomentar projetos pra 2017. Muito bom sentir que todas essas pessoas estão otimistas pra esse ano.
Fizemos parte do painel da Braslive, “Como Planejar uma Carreira de Sucesso”, junto com Guilherme Tannenbaum, e os DJs RICCI e Andy Bianchini. Tive o prazer de ser o moderador desse bate-papo. A sala lotada mostrava a relevância do tema e o interesse dos participantes. O conteúdo gerado ali foi de extrema importância, principalmente pros inúmeros DJs iniciantes que lotavam a sala. Confira o vídeo completo abaixo:
Logo após esse painel, tive o prazer de fazer parte do “Speed Coaching” na Varanda Carioca. Poder conversar com as pessoas, conhecer novos trabalhos, falar com DJs e produtores, escutar histórias e dar conselhos foi uma experiência maravilhosa e diferente. Definitivamente enriquecedor. O primeiro dia foi encerrado com a cerimônia do VI Prêmio RMC e vale destacar o prêmio de personalidade do ano para Junior_C e a DJ ANNA que ganhou 3, como Track do Ano com “Odd Concept”, como DJ underground e como Produtor de Remix. Todos os nomes e prêmios você confere no fim desse post.
O segundo dia foi ainda melhor. A qualidade dos painéis foi incrível. Destaque para dois em específico. O Painel sobre “Como Construir um Império de Mídia Global” com os participantes do Pulse Austrália e Pulse UK foi muito interessante. A interação com o público e a discussão sobre esse mercado no Brasil foi engrandecedora. Logo após vimos sobre o Projeto Pulso, que conta com estatísticas e pesquisa para entender ainda melhor sobre a cena. Algo bem interessante.
No geral, o RMC foi um sucesso. Muito networking, que engrandece a cena como um todo. Não tenho dúvidas de que todos ali saíram satisfeitos e cheios de novas ideias e projetos. Isso vale pro Play EDM também! Rs. Fiquem ligados que vem muita novidade pra 2017… Saibam que muitas delas nasceram nesse RMC.
E lá se foi mais um RMC. Três dias de muitas palestras, muito calor (verão carioca sempre representando) e, claro, muito networking. A chance de estar cara a cara com inúmeros profissionais envolvidos no mercado da música eletrônica é realmente muito enriquecedora em todos os aspectos. As palestras, em maioria, foram excelentes e genialmente conduzidas por profissionais gabaritados da indústria. Desde “Na Rota dos Festivais” até “Como Planejar uma Carreira de Sucesso” acrescentaram demais pra mim, e acredito que também para todos os presentes no dia.
Algumas coisas me chamaram muito a atenção durante esses três dias e acho que vale a pena ser compartilhado.
Um tema que acabou passando por quase todas as salas: a famosa crise no país. Essa pergunta foi respondida por donos de clubs, produtores de festivais e eventos, promoters entre outros. A resposta? Quase sempre a mesma: o mercado acaba “enxugando” os amadores e deixando apenas quem são os profissionais e, claro, quem está realmente fazendo o que ama. Não há praticamente espaço para o erro e para jogadas mal estruturadas. Afinal, em tempos de crise, dificuldades virão (e vem) para todos, mas sempre os mais preparados e estruturados conseguem aguentar a “pancada” e seguir em frente. “É tempo de olhar para o próprio umbigo”, disse um dos palestrantes. O tema é tão relevante que acabou sendo o nome de um dos painéis ministrados pelo lendário DJ Meme, que marcou presença apresentando “Crise? Que Crise?”. O painel mostrou como artistas brasileiros aproveitaram o momento para crescer exponencialmente suas carreiras. Acho que não precisamos nem citar exemplos, certo? Veio algum nome em mente aí?
Fora isso, muito papo sobre festivais, eventos (que inclusive estão voltando para as ruas, segundo a análise de entendedores do mercado) e, obviamente, música. As salas da AIMEC, por exemplo, estavam sempre lotadas. A questão das labels e seus “publishers” foi algo também muito discutido, principalmente entre os participantes gringos, que tem um mercado mais estabilizado nessa questão. A relação entre esses dois agentes é de uma extrema importância para que, sim, você faça dinheiro com sua música.
A grande revolução do século 21, claro, não podia ficar de fora. A internet (atrela-se a ela o Facebook e as outras mídias sociais) e seus efeitos no mercado foram discutidos em diversos painéis durante a conferência. “Aprendendo na web”, “Como produzir conteúdo relevante e bombar sua música no Facebook” e “Empreendedores eletrônicos” são exemplos de painéis em que se falou muito do advento das novas tecnologias no cenário da música eletrônica. Seja ela para divulgar artistas, para anunciar eventos, para implementar novidades nos festivais entre muitas outras opções que essa plataforma tem nos proporcionado.
Personalidade do Ano (hors concours):Junior_C
Agência de Artistas:24bit
Agência de Eventos:Plusnetwork
Clube de Capital:D-Edge
Club Off Circuit (até 1mil pessoas):Club 88
DJ Big Room: