Outro Ultra Music Festival veio e se foi, mais uma vez atraindo milhares ao Bayfront Park, em Miami, com três dias de muita loucura e música eletrônica. O fim de semana teve momentos de destaque, como quando Tom Morello juntou-se ao Knife Party no palco, e quando Deadmau5 se apresentou na estrutura do ASOT de Armin van Buuren. Com 7 palcos de música que abrangem todos os estilos, desde trap até techno e trance, certamente havia algo para todos os gostos no evento deste ano. Para encapsular a sensação do fim de semana passado, o Play EDM separou pra vocês as 10 tracks que marcaram a edição de 2016 do Ultra Music Festival. Confira!
Uma oportunidade de ser atração principal no UMF é um marco na carreira de qualquer artista eletrônico; Martin Garrix conquistou isso com apenas 19 anos de idade. O prodígio holandês tem demonstrado um novo senso de direção e versatilidade em performances desde sua separação com a Spinnin’ Records em agosto passado, intrometendo-se em gêneros diferentes e experimentando com estilos que podem surpreender aqueles que pararam de ouví-lo depois de Animals. Garrix encerrou a noite de sexta-feira com seu set incrível, onde apresentou 10 novas tracks originais, fechando com seu primeiro lançamento pelo novo selo STMPD RCRDS, Now That I’ve Found You. Embora a track tenha sido lançada oficialmente apenas duas semanas antes do Ultra, uma grande parte da multidão estava cantando junto ao vocal eufórico de John & Michel. Confere aí essa track! Dê o Play:
Deadmau5 era onipresente no Ultra. Desde a substituição de última hora do The Prodigy, até aparecer no palco com Pendulum para executar Moar Ghosts n’ Stuff, o veterano canadense foi, em muitos aspectos, a estrela do festival. Sua apresentação de domingo, no palco A State of Trance (ASOT), foi facilmente um destaque superior do fim de semana, apresentando uma série de cortes techno ao longo de seu set. Ele ainda tocou tracks de Maceo Plex, Pan-Pot, e seu hit clássico Faxing Berlin, além de apresentar uma de suas muitas gemas inéditas, Imaginary Friends, que teve um efeito tremendo. O original e amigável som eletro do canadense soou colossalmente sobre os alto-falantes do festival, encerrando um outro set intrigante de Joel Zimmerman. Se liga só na track!
https://soundcloud.com/fuckmylife/imaginary-friends
O reencontro dos australianos de Drum ‘n’ Bass, Pendulum, foi provavelmente o evento mais esperado do fim de semana. Sua apresentação de fechamento do festival no domingo superou as expectativas, apresentando uma infinidade de novas edições e tracks favoritas, algo nostálgico e ao mesmo tempo contemporâneo. Eles começaram com seu heavy-electro como Knife Party, e em seguida, terminaram como Pendulum, com uma banda ao vivo na segunda metade. Com uma hora de set, um silêncio caiu sobre a multidão enquanto Rob Swire cantou a introdução vocal instantaneamente reconhecível de Witchcraft. Com deslumbrantes efeitos visuais do palco principal do UMF, a apresentação ao vivo da banda, e a multidão entusiasmada com o fim de semana, esse set foi um momento inesquecível, digno de uma performance de fechamento verdadeiramente memorável. Olha que absurdo:
Eric Prydz é um dos DJs mais maleáveis ??da cena eletrônica mundial. O rolo compressor sueco é tão confortável como Cirez D, que seu set se define como um cortejo à multidão do trance do Ultra ASOT Arena. Prydz retornou ao palco especialmente com curadoria de Armin pelo segundo ano consecutivo, entrando lá depois de Deadmau5 como um dos headliners de domingo. Oscilando entre os seus ritmos habituais de Pryda e Cirez D, Prydz apresentou uma seleção particularmente encantadora: Rebel XX, que faz parte do Pryda Vol 1 do ano passado. A batida potente e clássica de Pryda provou ser perfeita para os fãs do ASOT e de Prydz. Dê o Play:
O novo single Closing Shot, de Lindstrøm, esteve presente por toda a Miami Music Week, aparecendo em inúmeros sets diurnos em poolparties e em afterhours sets. É fácil ver o porquê – os tracos de harpa e melodias do disco tornaram dela uma escolha fácil para as vibrações sedutoras da cidade de Miami. Talvez em nenhum outro lugar o seu impacto tenha sido tão potente quanto foi com o desempenho de Sasha na aranha gigante do Palco Resistência (Resistence Stage) do Ultra. Comandando a colossal besta mecânica, Sasha empregou uma nova mistura de Lindstrøm com bravatas hipnotizantes, capturando uma multidão de espírito livre ao ar livre. Confere aí a track!
O que seria do Ultra sem uma dose de techno adequada? Do gigante Carl Cox & Friends Arena ao fascinante Resistence Stage, nunca houve uma escassez de artistas underground de qualidade se apresentando em todos os momentos do dia no festival. Uma delas era Nicole Moudaber, que assumiu as rédeas do cobiçado palco de Carl na tarde de sábado. Em meio a algumas seleções bem dark, Nicole Moudaber desenterrou o Remix de Dense & Pike para o novo hino delirante de Tiga, Planet E. A multidão, que estava fora dos números para a performance da rainha do techno, saborearam uma seleção de warehouse-savvy. A track você conhece logo abaixo:
Há uma razão pela qual Roses, do The Chainsmokers, superou Lean On em dezembro, ganhando o cobiçado 1 º lugar na Billboard Hot Dance / Electronic Songs. Sinalizando uma mudança gritante a partir de 2014 com Selfie, Andrew Taggart e Alex Pall estão levando sua música em uma nova direção, depois de revelar o seu lado mais suave com o registro onipresente que apresenta Rozes singer-songwriter. Como os The Chainsmokers continuam aproveitando a onda de sucesso, Roses recebeu o apoio de Galantis, Tiësto, e Dash Berlin, e outros no Ultra 2016.
Agents of Time trouxe sua produção sinistra de Magma, a logomarca Ellum de Maceo Plex no início deste mês. Desde então, a pista está em rotação constante de house e techno, com conjuntos de uma variedade mais escura/dark – isso sem falar que ela foi uma das tracks favoritas nas próprias performances de Maceo nos últimos meses. Além de avançar para cima em Get Lost, partido de Damian Lazarus no fim de semana, a track fez uma aparência muito notável no ASOT durante o set de Eric Prydz – uma raridade, considerando que o sueco dificilmente toca músicas de fora do seu próprio catálogo.
Rinse and Repeat tem servido como um hino no Reino Unido ao longo dos últimos meses. Se o Ultra foi qualquer indicação, a track de Riton certamente não diminuiu. Ouvido em toda parte, do Palco Principal (graças a Michael Calfan) até os palcos secundários, a track de funky house foi uma das favoritas. Com Brodinski e remixes de Busy P adicionando ao alarde da track, ela tem todos os elementos para não ir a nenhum lugar e ser ouvida muito mais vezes.
Era inevitável que Propaganda, do DJ Snake, chegasse até o UMF 2016. Tocada anteriormente em um grande número de festivais como o Lollapalooza Brasil, o EDC México, e o Okeechobee, o single vem sustentando quantidades maciças de propaganda sem fim à vista. O bassline batendo e a corajosa estrutura synth da faixa que já virou hino ajudou a facilitar um dos maiores momentos do fim de semana, aparecendo em sets de Marshmello, Lookas, Botnek, e claro, DJ Snake. Propaganda provavelmente foi mais tocada do que qualquer outra faixa no Ultra Music Festival 2016. Dê o PLAY!