Dando sequência ao EP "STILL UNKNOWN", que mostrou um lado diferente do artista, Zerb retorna às pistas com “DNACID”. Com lançamento pela gravadora STMPD RCRDS, do DJ e produtor holandês Martin Garrix, a faixa foi lançada no dia 3 de Março, conhecido mundialmente como Acid House Day por conta do sintetizador Roland TB-303 que da o som característico do gênero.
Inspirado nos TB-303 e vocais tirados de uma entrevista sobre Acid House do final da década de 80, a música nova de Zerb nos faz dançar e conta um pouco sobre a história da música eletrônica.
Momentos antes do inicio da década de 90, período em que a Europa vivia o clima da queda da União Soviética e o fim da Guerra Fria, em contraposição, o Acid House de Chicago chega ao Reino Unido pregando novos valores de amor, amizade e tolerância. Em pouco tempo o gênero se popularizou entre os jovens, que utilizavam como emblema um smiley amarelo e se reuniam em festas de longa duração.
Em 1988, sai nos jornais no Reino Unido uma matéria em que era feita a relação entre o alto consumo de drogas nas festas e a música eletrônica, culpando especificamente o Acid House por tal consumo. Na matéria, estava estampada a charge exagerada que dá capa a "DNACID" de Zerb.
Logo após as matérias, o jornal televisivo da BBC foi às ruas de Londres para perguntar o que as pessoas sabiam em relação ao Acid House. As respostas cômicas e desinformadas podem ser escutadas ao longo de "DNACID", que faz uma crítica ao preconceito que a música eletrônica muitas vezes sofre até os dias de hoje.
Breve história do Acid House
Ainda em Chicago, durante os anos 80, outro equipamento da marca Roland é responsável por mudanças na maneira de produzir música. O Roland TB-303, um sintetizador produzido no Japão, focado na criação de linhas de baixo complexas, começa a ser vendido em poucas unidades nos Estados Unidos com um problema: todos os manuais não possuem instrução em Inglês. As vendas são um fracasso. Apesar de tudo, o 303 era um equipamento de qualidade, capaz de produzir linhas de baixo tradicionais se programado de acordo com as convenções da Roland. Porém, um DJ local, conhecido como DJ Pierre, juntamente com seus amigos Earle Smith e Nathaniel Jones, não utilizam o equipamento de maneira convencional, nem tentam obter um som de baixo tradicional, e no processo criam sons considerados estranhos, únicos e metalizados, dando origem ao chamado Acid House.
Imagem de capa: divulgação.
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