'Embora a faixa possa não contar realmente uma história específica, ela significa algo para mim e tem um sentimento capturado', conta VNTM
Durante os últimos anos, percebemos a incrível ascensão e sucesso que o Techno Melódico tem tido no mundo da música eletrônica mundial. Vários nomes têm se destacado no meio, mas um em particular chama a atenção por toda a sua autenticidade musical, com produções fora dos padrões e tanta qualidade, que faltam adjetivos para definir o quão impactantes são suas canções. Estamos falando de VNTM, um produtor holandês que tem um talento absurdo na produção musical.
O talentoso produtor tem uma vasta lista de lançamentos para grandes gravadoras globais, como Stil Vor Talent, DAYS like NIGHTS, Infinite Depth, Running Clouds, Afterlife Records e Spectrum (NL) e suportes além de especiais, como da dupla Tale Of Us, que geralmente apresenta produções de VNTM em seus sets. Não é à toa que VNTM estreou no selo no início do ano, como parte do Unity Pt.2, e em meio a todo esse sucesso, VNTM também lançou seu próprio selo no ano passado, a Apparition, que já conta com quatro magníficos EP's.
Seu mais novo trabalho é o EP "Deceiving Tendencies", pela Spectrum (NL) do holandês Joris Voorn. Batemos um papo super legal com VNTM sobre suas produções, curiosidades, planos futuros e como tem sido sua vida nesse período sem eventos devido ao isolamento.
Olá VNTM, é um prazer tê-lo conosco. Você poderia se apresentar? De onde você é e como você começou no mundo da música eletrônica e produção musical?
Eu sou o Tom, nascido em Amsterdã há 27 anos, comecei a fazer e tocar música aos 16 anos depois de assistir a vídeos online, porque oficialmente ainda não tinha permissão para entrar em clubes. Quando comecei a produção, aprendi principalmente assistindo a vídeos no YouTube dos meus DJs favoritos na época. Depois disso, estudei em uma escola de produção musical por três anos chamada Herman Brood Academy. E agora estou aqui haha, história rápida, mas essa é uma breve explicação de como eu entrei nisso.
Sua performance (live) é altamente elogiada em todo o mundo, pois você demonstra uma habilidade incrível. Quando você descobriu que se adequava melhor a esse formato? Você poderia nos dizer qual é a sua configuração favorita quando você está tocando?
Quando fiquei um pouco mais velho comecei a ir mais fundo com minha música e desenvolvi meu gosto por deep melodic techno, já que sempre me senti muito bem no estúdio, foi meio natural levar um pouco daquele sentimento de estúdio no palco, resultando em uma configuração live onde eu poderia fazer improvisação ao vivo junto com meu próprio material pré-produzido. Minha configuração consistia em três sintetizadores e alguns controladores midi: Moog Minitaur, Mam MB33, Elektron Digitone -> Ableton Push e dois X:one K1. Mas desde essa quarentena, tenho reestruturado a maneira como toco ao vivo, e ainda estou no estágio de desenvolvimento para um novo live set, trabalhando em um novo material e alguns equipamentos novos que irei levar aos shows!
Quais produtores te inspiraram a começar a produzir música eletrônica?
Acho que uma das principais inspirações quando comecei foi Eric Prydz, e ainda é! Com seus projetos versáteis e estilos de produção, ele conseguiu levar seu som adiante a cada ano na última década. Além disso, sua capacidade de criar novas técnicas de performance e seus shows ao vivo inovadores chamados EPIC são um verdadeiro exemplo de sua habilidade!
Você comentou recentemente que ficou surpreso ao tocar “Deceiving Tendencies” pela primeira vez, com toda a energia explosiva que ela transmite, que sem dúvida é absurdamente incrível. Como foi a produção dessas duas faixas no seu novo EP e como surgiu a ideia inicial?
Para ser sincero, as duas faixas têm uma história muito diferente. Comecei a “Disrupting Machines” em 2017 e também toquei uma outra versão algumas vezes. Meu nível de produção ainda está aumentando, porque tenho feito muito auto estudo tentando aperfeiçoar minha arte, e recentemente mudei o kickdrum e as grooves, e defini a produção para o que é agora.
A ideia inicial de “Deceiving Tendencies” surgiu em 2019, quando fui contratado para tocar no Printworks em Londres para o Afterlife. Tentei criar algo com aquele grande salão em mente, e estava procurando por um som que fosse surpreendente e estranho. Eu acho que consegui criar algo lá, e realmente se encaixou rapidamente porque eu estava muito inspirado na época.
Alguns fãs mais apaixonados estão curiosos para saber a mensagem por trás de uma música em particular. Assim como suas outras produções marcantes e explosivas, que mensagem você tentou transmitir em seu mais novo trabalho?
Eu acho que nem toda faixa tem que carregar uma história específica, algumas são mais sobre uma certa emoção que é menos óbvia. Ou algumas das faixas que crio seguem algum tipo de ideia musical que tenho em mente. Assim como expliquei com “Deceiving Tendencies”, que veio de um lugar de inspiração e admiração por um determinado local ou espaço para tocar. Tem energia e otimismo, mas ainda mantém uma vantagem e acho que realmente retrata como me senti na época. Portanto, embora a faixa possa não contar realmente uma história específica, ela significa algo para mim e tem um sentimento capturado dentro de mim e espero que as pessoas possam ouvir isso e se relacionar com isso.
Com tanto suporte que você recebe de grandes nomes da cena, existe uma colaboração dos sonhos que você gostaria de produzir com um ou mais artistas algum dia?
Bem, eu tenho uma pequena lista haha! Eu adoraria trabalhar com caras como Recondite, Mind Against e, claro, Tale Of Us. Mas existem mais artistas inspiradores que também seriam muito interessantes, então é difícil escolher um favorito!
Falando da parte mais técnica agora. A configuração que você usa em suas apresentações é a mesma que você usa para produzir no estúdio? Quais são seus vsts favoritos?
Sei que alguns artistas também criam suas músicas exatamente com a mesma configuração de seu equipamento ao vivo, mas tento não ficar limitado por isso. Às vezes, crio uma faixa na mesa da cozinha apenas com meus fones de ouvido e, às vezes, é uma experiência analógica completa com vários sintetizadores de hardware em meu estúdio. É diferente a cada vez, eu acho, mas há alguns pontos principais na minha configuração inicial que eu sempre volto - Serum, Diva, e Omnisphere são os mais óbvios que eu acho que a maioria das pessoas conhece... mas alguns mais desconhecidos são: Spitfire Labs, Thorn, Repro-5 e alguns sons do Kontakt.
Sabemos o quão difícil foi este período sem eventos. Como você tem passado seu tempo? Você tem um hobby quando não está no estúdio produzindo?
Tenho dado aulas particulares, também na escola de música onde me formei há alguns anos, então isso me ajudou. Além disso, obviamente tenho passado mais tempo em casa, o que resultou em cozinhar com mais frequência e devo dizer que aprendi bastante e peguei o jeito. Não compartilhei muitos dos pratos que fiz online, mas posso fazer isso um pouco mais no futuro, haha.
Já vimos o seu nome em alguns eventos programados para o segundo semestre. Quais são seus planos para o futuro pós-pandemia? Podemos esperar mais grandes lançamentos este ano?
Tenho um lançamento muito legal chegando junto com Oostil e Caro Imhoff em uma gravadora que está no topo da minha lista há algum tempo. Além disso, estou trabalhando em várias faixas solo agora e estou preparando outro EP para meu próprio selo, Apparition, nos meses de verão. Obviamente, espero que a situação no mundo melhore para que eu possa tocar ao vivo novamente, e espero poder visitar seu lindo país também!