Artista colombiano Jhonatan Ospina fala sobre set gravado no Theatro Municipal de São Paulo
- Via Assessoria de Imprensa -
Depois de gravar sets híbridos no Hotel Selina e na Vila Itororó, o DJ e produtor colombiano radicado nos Estados Unidos Jhonatan Ospina superou todas as expectativas com uma apresentação registrada no Theatro Municipal de São Paulo — um dos teatros mais importantes do país.
Munido, como de costume, de material próprio, de techno de artistas como Giorgia Angiuli e de seu theremini (synth da Moog que corresponde a uma versão moderna do theremin, um dos primeiros instrumentos eletrônicos criados), Ospina ainda acrescentou música clássica ao repertório, honrando a tradição do edifício, ao mesmo tempo que trazia uma nova proposta (a do techno) a ele.
Gravada pelo conceituado diretor Mateus Rigola, renomado cineasta e fotógrafo que já trabalhou com nomes como Zé Felipe e Virgínia, Hungria, Péricles e Nando Reis, MC Guimê, Dennis DJ, Kevinho e Gusttavo Lima, a produção contou ainda com outros 19 profissionais, levando nada menos do que três meses para ser concluída.
Para entender melhor como Jhonatan conseguiu um feito tão impactante, conversamos com ele!
Jhonatan, o que te levou a escolher o Theatro Municipal de São Paulo como cenário de sua nova performance audiovisual?
Em primeiro lugar, queria um lugar icônico que representasse a cidade de São Paulo e ao mesmo tempo a arte. O Theatro Municipal é uma notável obra arquitetônica, inspirada no Palais Garnier de Paris, e possui uma rica história. Sua importância como palco principal da Semana de Arte Moderna em 1922 o torna um local de grande relevância cultural.
Além disso, o Theatro já recebeu artistas renomados de todo o mundo, e escolhê-lo como cenário da minha gravação audiovisual permite dar visibilidade ao techno e favorecer o ambiente escolhido. O espaço sofisticado e grandioso do teatro proporciona uma estética impressionante, com seus detalhes arquitetônicos, escadarias majestosas e belos interiores. Essa atmosfera única complementa perfeitamente a energia e a estética da música techno.
Por fim, a escolha cria um contraste interessante entre a tradição e a modernidade. A fusão da música eletrônica contemporânea com um local histórico pode gerar uma experiência única e cativante para o público, destacando a evolução da música e da cultura ao longo do tempo.
Foi uma ideia que parecia viável quando pensada inicialmente, ou algo que soava inacessível? Como foi que sua equipe conseguiu viabilizar isso?
Gravar uma live de música techno no Theatro Municipal de São Paulo foi uma ideia que inicialmente parecia inacessível, mas com determinação e o apoio de uma equipe talentosa, conseguimos torná-la realidade.
Quando surgiu a proposta, fiquei emocionado com a possibilidade de unir dois universos tão distintos. No entanto, sabia que enfrentaríamos desafios significativos para viabilizar esse projeto. O Theatro Municipal é um local icônico e tradicionalmente associado a apresentações de música clássica e ópera. Convencer a equipe do teatro a abrir as portas para um gênero musical tão diferente foi um desafio em si.
Para tornar essa ideia viável, minha equipe e eu adotamos uma abordagem estratégica. Primeiramente, estabelecemos uma comunicação clara e transparente com a administração do Theatro Municipal, através do intermédio da Spcine e São Paulo Film Commission. Explicamos nosso projeto e o impacto que ele teria na cena da música eletrônica. Destacamos a oportunidade de atrair a atenção de um novo público para o teatro e mostrar a versatilidade e a diversidade cultural que a música techno representa.
Além disso, trabalhamos em estreita colaboração com a equipe do teatro para garantir que todas as questões técnicas e logísticas fossem cuidadosamente planejadas e executadas. Desde a instalação do equipamento de som e iluminação até a captação de áudio e vídeo, cada detalhe foi minuciosamente planejado.
Contamos com profissionais experientes e comprometidos, que entenderam a importância de se adaptar às necessidades específicas do gênero musical e garantir que a performance fosse impecável.
No final, a gravação foi um verdadeiro marco, tanto para mim quanto para minha equipe. Foi uma experiência desafiadora, mas gratificante. Provar que é possível unir diferentes estilos musicais e promover a diversidade cultural em um espaço tão tradicional foi uma conquista significativa.
Estou extremamente grato pela oportunidade de ter realizado esse sonho e de ter trabalhado com uma equipe tão comprometida e apaixonada.
Quais as principais responsabilidades em tocar num edifício tão icônico do país?
O Theatro Municipal de São Paulo é um patrimônio histórico e cultural, portanto, foi fundamental garantir a preservação e cuidado com o espaço durante a gravação da live. Foi necessário ter precauções para proteger a estrutura, decoração e os equipamentos do edifício.
Gravar uma live em um espaço icônico requer a obtenção de autorizações e cumprimento de regulamentos específicos. É importante garantir que todas as licenças e permissões necessárias sejam obtidas, de acordo com os requisitos do teatro, os quais não são poucos.
É importante reconhecer a importância do Theatro Municipal de São Paulo e sua contribuição para a cena cultural do país, garantindo que a live seja realizada de maneira sensível e respeitosa.
Você trabalhou com uma equipe de 20 pessoas. Como escolheu esses nomes?
A peça-chave dessa engrenagem foi o Mateus Rigola, responsável pela direção, gravação e edição. Conheci o Mateus através da Cris Piza, cantora e participante do programa "Canta Comigo" na Rede Record. No final do ano passado, produzimos juntos um techno melódico que será lançado no final de maio. Durante a gravação, fui apresentado ao Mateus e ele acreditou no meu projeto, assumindo toda a parte técnica.
Mateus selecionou cuidadosamente os melhores câmeras e assistentes para executar a gravação. Além disso, contei com a colaboração de uma grande amiga e talentosa artista plástica em ascensão de Miami, Laura Zapata, que cuidou do design do figurino. Felipe Pereira, que está à frente da Fiducia Eventos, a quem conheço de outros projetos e posso afirmar que é extremamente profissional, forneceu todos os equipamentos de áudio e trabalhou na captação direta do som.
Também tive a honra de contar com August Miller III para auxiliar na curadoria da música clássica. August é um grande amigo e ex-diretor do Boston Area Performing Arts Center, nos Estados Unidos, com passagens pela Metropolitan Opera de Nova York e a Boston Symphony Orchestra. Sua experiência e conhecimento foram fundamentais para trazer um toque especial à produção.
Para o design de maquiagem e cabelo, trabalhei com Marcos Cremasco e Ozzy, maquiadores e cabeleireiros experientes.
Por fim, tive a honra de trabalhar com a Boreal Agency, que cuidou com muito carinho de toda a parte de assessoria de imprensa. Acho que a parte de divulgação do projeto é tão importante quanto a produção em si. O carinho e a atenção que toda a equipe da Boreal teve com o esse projeto é indescritível. Não poderia ter tido uma equipe melhor para me apoiar nesse projeto.
Este foi o auge do seu projeto de filmagens de sets em espaços culturais icônicos? Se não, quais os próximos passos?
Com certeza, este projeto é o mais ambicioso até agora e tenho grandes expectativas e objetivos para ele.
Primeiramente, meu principal objetivo é agradar ao público e proporcionar uma experiência imersiva e memorável. Quero que os espectadores se sintam envolvidos pela energia da música techno e pela atmosfera única do Theatro Municipal. Além disso, tenho a expectativa de que esse projeto ganhe grande visibilidade e me abra novas portas, tanto no Brasil quanto internacionalmente.
Agora, a minha minha última produção audiovisual em São Paulo será um B2B em uma linha mais underground, que será gravado à noite do alto de um edifício emblemático. A intenção é enaltecer a cidade e mostrar sua beleza e vibração única.
Apesar de ser colombiano e estar radicado nos Estados Unidos, tenho um carinho enorme pelo Brasil e, em especial, por São Paulo. A cidade me acolheu de braços abertos e sempre me senti inspirado pela sua cultura e diversidade. Espero que esses projetos possam me trazer oportunidades que me conectem ainda mais com essa cidade maravilhosa e com o público brasileiro.
Agradeço a todos que estão envolvidos nesse projeto e mal posso esperar para compartilhar essa experiência incrível com o mundo.
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Imagem de capa: Divulgação - @alefsantz.