DGTL São Paulo 2022: conheça a história da sensação do Techno Melódico Innellea
No dia 9 de abril o Pavilhão Anhembi vai ser inundado pela nata da música eletrônica underground na edição de 2022 do DGTL São Paulo. Dentre a extensa lista de estrelas está o artista alemão Innellea que vai entregar um live set especial no palco Modular, que carrega a rave em seu DNA. Vem conhecer um pouco mais sobre esse sucesso de Techno, figurinha repetida de labels como Afterlife, Innervisions e TAU.
Criado em 2014, o projeto começou com uma dupla de artistas, os alemães Daniel e Michael. Oriundos de outros projetos, os amigos se juntaram para combinar seus talentos e criar algo novo, o resultado disso arrebatou os amantes da música eletrônica e levou a dupla a um crescimento enorme, recheado de sucessos.
Seu som, único e abstrato, vem da combinação criativa das trends melódicas da música eletrônica e as raízes do Techno. Até o nome do projeto remete ao novo: Innellea é um neologismo criado em referência à revolução musical.
Em 2016, a dupla lançou seu primeiro EP “Colante” pela Steyoyke, label do DJ Soul Button. Em seguida, entrou na lista de melhores novos artistas da Groove Magazine de 2017 e a partir daí passou a arrebatar constantemente não só os fãs de música eletrônica, como também DJs já consolidados e experientes.
Depois disso, eles entraram em um ritmo frenético de apresentações internacionais e lançamentos em selos importantes. Por exemplo, são membros centrais da família TAU, label do duo conterrâneo Adana Twins. Inauguraram a marca com o EP “Nautilus” em 2018 e já retornaram à gravadora mais duas vezes, com “The Day After Tomorrow” em 2020 e “Hypolation” no ano passado.
Outra grande gravadora na qual o projeto é recorrente é a Afterlife, da dupla italiana Tale of Us, casa de grandes nomes como Mathame, Pätrice Bäumel, Adriatique e Ae:ther. O primeiro lançamento do projeto na label veio em 2018 com “Vigilantes EP”, seguida de “The World Returns” em 2019, “Hoffnungsschimmer EP” em 2020, “Boavista” em 2021 e seu último lançamento, o EP “Distorted Youth”. De fevereiro deste ano, a obra está no TOP#8 do ranking do Beatport de Música Eletrônica.
No começo de 2020, Innellea se tornou um projeto solo. Daniel acabou saindo do projeto devido ao peso da agenda frenética de shows em sua saúde. Desde então, Michael está à frente da revolução musical que os amigos se propuseram a iniciar lá em 2014. E é seguro dizer que ele tem tido muito sucesso nisso, atualmente o projeto é o TOP#3 no ranking de Melodic House e Techno do Beatport.
No mesmo ano, Michael teve sua estreia na Dynamic Recordings com o projeto “Picture”, um EP que captou toda a extensão de seus talentos e que também serviu como um ponto de partida para ele nos vocais e na escrita de letras. O que resultou em uma obra extremamente expressiva, que deixa todas suas emoções e sentimentos em exibição.
Com grandes lançamentos seguidos, o projeto surfou na hype conquistada com uma série de live sets especiais ao redor do mundo cativantes e lotados de tracks inéditas, que nem sempre eram lançadas logo de cara, indo de acordo com a filosofia do alemão de frear um pouco a cultura atual de termos tudo “na mão” tão rapidamente e em qualquer lugar.
Outra coroação do sucesso de Michael veio com a apresentação pelo Cercle na Índia em 2021. Ele voltou ao país no qual fez seu primeiro show fora da Alemanha, pelo qual é declaradamente apaixonado e com o qual se sente muito conectado. O local escolhido, Forte Jaisalmer, fica no estado do Rajastão, e é uma das únicas “fortalezas vivas” do mundo dado que uma população considerável ainda vive dentro dos muros da construção.
O set foi montado em um pequeno terraço do Forte, que foi construído no século 12, e dele era possível ver toda a cidade. Innellea tocou um show repleto de um Techno Melódico com downtempo breaks. A gravação deste dia memorável já conta com mais de 1 milhão de visualizações no Youtube.
Seu último lançamento, “Distorted Youth”, mais uma vez é extremamente multifacetado, como todas as obras do Innellea. Está recheado de músicas escritas durante a pandemia e tratam de problemas enfrentados no dia a dia, foram grandes inspirações para as músicas: transtorno de estresse pós-traumático, decepção e honestidade.
Além disso, o lançamento vem acompanhado de um novo conceito de turnês ao vivo e uma marca de roupas, chamada “INN”. Para Michael, esse é um projeto que vai além da música, mas representa uma maneira de trazer os fãs para dentro do mundo holístico do Innellea, no qual som, visão, arte e moda fundem-se.
O artista está em turnê mundial neste ano, começou janeiro no Afterlife no México e depois na Costa Rica. No segundo mês do ano, ele se apresentou na Inglaterra, na Polônia, na Ucrânia, na Turquia e no Egito. Em março, passou pela Espanha, Suécia, Estados Unidos e França. Antes de chegar aqui para abalar as estruturas do DGTL, Innellea ainda volta aos Estados Unidos e passa pela Itália e pelo Canadá.
Apesar de novo na cena eletrônica mundial, Innellea rapidamente mostrou a que veio. Com produções brilhantes e famoso pelos seus live sets cativantes, sempre inovando sua música e quebrando barreiras, não deixando-se definir por nenhum padrão pré existente. Essa é a segunda vez que o projeto vem ao Brasil, mas o DGTL traz a estreia do Innellea na capital paulista, deixando essa apresentação ainda mais especial. Não fique de fora dessa celebração da música eletrônica, garanta já seu ingresso via site ou app da Ingresse, clicando aqui.
Serviço: DGTL São Paulo
Data: 9 de abril de 2022
Local: Pavilhão do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1451, Santana, São Paulo - SP)
Horário: a partir das 16h
Atrações: Amelie Lens, The Blessed Madonna, Innellea, Jan Blomqvist, I Hate Models, Dax J, Denis Sulta, DJ Mau Mau, Gerd Janson, Klangkuenstler, Len Faki, Melanie Ribbe, SPFDJ, Suze Ijó & Fafi Abdel Nour, Binaryh, Benjamin Ferreira, Cashu, Junior C, Marcio S, Murphy, Ney Faustini, Pricila Diaz, Renato Ratier, Tessuto e Valentina Luz.
Ingressos: sujeito a disponibilidade de lote via Ingresse.
Redes sociais: @dgtl.sao
Obrigatório apresentação do comprovante de vacinação.