A tendência à musicalidade, ao que tudo indica, parece ser algo visceral. Artistas que trabalham com a música a decodificam de uma maneira distinta do restante do mundo. Um ouvido afiado e o tal do “feeling” para perceber desfechos mágicos não é algo que você encontra em cada esquina.
Rodrigo Vellutini é um artista, nascido em São Paulo, que, de forma resumida, recebeu o chamado, através dos discos. Mais especificamente, dos recortes de discos antigos e da mágica de poder aplicar aquela amostra em um novo projeto. Sim, estamos falando do sampling. Foi no projeto Shaka, ao lado de Gustavo Caram, em 2010, que ele passou a pesquisar e repaginar fragmentos de músicas antigas, para criar um som próprio, que deu origem ao seu projeto solo, Afterclapp.
Embalado pelas linhas do Hip Hop, MPB, do Funk e Soul dos anos 70 (ambas ótimas safras para samples), Rodrigo dá vida ao projeto, criando um som de queima lenta, mas com a mágica dos beats embasando o conto. O artista ainda não era um nome tão conhecido por nós, no Brasil, mas com a viralização da música “Capitão de Areia”, que faz uma referência a obra de Jorge Amado, as coisas mudaram pra ele. Tik Tok fazendo sua mágica. A obra em questão, fala sobre a desigualdade socioeconômica enraizada nas estruturas de nosso país e que hoje, se encontra ainda mais latente e preocupante.
Com algumas passagens em festivais na Europa, o artista pôde lapidar sua identidade, ao testar suas músicas em long sets que foram bem recebidos pelo público e trouxeram maturidade e segurança para mergulhar ainda mais. Agora, ele retorna ao solo europeu com um refresh na mentalidade musical de seu projeto. A maratona começou no Fusion Festival na Alemanha, no último dia 03, onde ele fez um long set no palco Dubstation, agora seguirá para por diversas cidades de Portugal, além de Londres e Barcelona.
Afterclapp é um projeto que nasce fomentando os beats eletrônicos que transcendem o eixo House-Techno-Trance e trazem uma roupagem multicultural à música eletrônica.
Imagem de capa: divulgação